domingo, 8 de julho de 2007

12ª 13 de Junho de 2007

Cidades de Italo Calvino. A última é a que ele considerava a cidade das cidades, Veneza, a única com nome de cidade, enquanto as outras tinham nomes de mulher.
Não concebe uma cidade sem alguém por trás.
André Gide
La Tapisserie Française.
Quadro. Lobo crucificado de Rottenberg, sessão de sado-masoquismo (no google não consegui encontrar imagem do quadro, nem melhor identificar o pintor). Tema religioso tratado de uma forma transgressional. BD. Revista à Portuguesa. Mário Castrim. Para trás mija a burra. Seiva Trupe. Cálice do Porto. Dora Leal, mulher de José Viana. Venda do Avante. Ary dos Santos. O lado social e a sátira política. A revista termina quase sempre mais ou menos da mesma maneira. No quadro final, a apoteose: a cabeça de cartaz desce uma escadaria acompanhada das coristas, saltos altos, muita pouca roupa. Streap tease final. Reflexão sobre uma das dimensões mais importantes da escrita, a dimensão da espiritualidade. Várias modalidades de expressão:
- uma oração;
- um texto de carácter profético, proselístico, necessidade de se enfeudaram;
- dimensão iconoclasta;
Texto metafísico ou anti-metafísico, espiritual ou anti-espiritual. Auto-retrato. A nossa relação com Deus, o cosmos, o absoluto ou a nossa ausência de tudo isto.
Passamos a ouvir Mozart
Pergunta a um padre velhinho em Coimbra se acreditava em Deus. Talvez, como o início. Como é que se preparou para votar, se não lê nem fala com ninguém. Irmã Lúcia "O destino de Portugal está nas mãos de Deus e dos Homens".
Para nós é um problema de existência, mas para certas pessoas é um problema não de existência, mas de essência.
Panteísmo: Tudo é Deus. Antero Quental.
Nada é Deus. O Grande Vazio. Budismo. Atitude perante os desafios que o homem recebe. Marxismo, ética, Freud, Trotsky. Mística pragmática. Crianças que iam à Catequese preparar a comunhão solene. À questão "Quem é Deus", respondeu uma "é um ser omnipotente, criador do céu e da terra, nosso redentor e remunerador".
Perguntaram a uma criança de seis anos se sabia quem era Santo António e ela respondeu: Sei sim senhor, é careca, tem uma bata castanha, um menino ao colo e um livro na outra mão que é para ele começar logo a aprender a ler.
"Tristeza após coito "Animais ficam tristes, mamíferos. O acto de criação do homem que é esse não pode competir com o acto de criação divina e é essa consciência.
George Steiner, filósofo inglês. A prova da existência de Deus é a música. Não sabemos o que é a música mas é um plano de de acesso a Deus.
Carlos Oliveira torturado pela ideia de depois da morte não haver nada. A menos que haja um inferno. Hipocondríaco.
Religioso: O inferno é a ausência de Deus. É um estado de agruras mundanas transpostas para o outro lado. Um invejoso vai para um mundo de invejosos, um cruel vai para um mundo de cruéis, etc.
Redimir uma vida, justificar, salvar.
Diários de Virgínia Wolf. Depois de um contrato com uma editora diz ao marido: "nunca mais vou ter prazer em escrever".

5 comentários:

Apache disse...

Os mamíferos ficam tristes depois do coito? Ups... Queres ver que afinal não sou mamífero...

pin gente disse...

eheheh

pin gente disse...

desculpa redonda, mas a gargalhada foi inevitável

redonda disse...

:):)
Também ri :)

Apache disse...

Vossas excelências não se estão a rir de mim?! Lol...