quarta-feira, 18 de julho de 2007

2ª 21.03.2007
















Na 2ª sessão do curso começamos novamente pelo texto automático. Cerca de 15 minutos para escrevermos o que nos passasse pela cabeça, sem pensar... Não é fácil. E à minha volta ouvia o ruído das canetas dos colegas a escrever energicamente. A certa altura e à falta de assunto comecei mesmo a escrever sobre isso...
Depois debruçámo-nos sobre o quadro As Meninas de Velasquez. O que é que acham que o pintor no quadro está a pintar?
De seguida inclinámo-nos sobre um quadro de Álvaro Lapa. Não o quadro que "postei" aqui porque não consegui encontrar nenhuma reprodução do que vimos. No quadro há uma espécie de janela negra e à sua frente, de costas para nós, uma figura também negra recortada, com um halo claro à volta da cabeça. Entre a figura e a janela uma espécie de traço com tons de azul. Tem como título: "Sem título".
O professor escreveu no quadro a frase: "Quem dorme opera e colabora com o que sucede no cosmos"
A citação surge como um fragmento, designando-se por inter-texto o texto fragmentado que entra noutro texto e por intra-texto a totalidade do texto no qual se joga com isto, do texto de um autor que entra no texto de outro.
O desafio depois foi escrevermos um texto com referência à frase e ao quadro.
Eu fiz três tentativas, mas não gostei de nenhuma. Felizmente, não tivemos de ler todos o que tínhamos escrito, mas apenas aqueles que se dispuseram a isso. E caramba, alguns escrevem mesmo bem..

8 comentários:

tufa tau disse...

e, caramba sabes lá há quanto tempo o fazem...
eu gosto de te ler. os outros? não os li...

redonda disse...

:) obrigada Tufa Tau e ias gostar de os ouvir ou ler também :)

Apache disse...

"Cerca de 15 minutos para escrevermos o que nos passasse pela cabeça, sem pensar..." Sem pensar... 15 minutos... Se fosse eu, havia de sair coisa bonita...

redonda disse...

Bem, eu gostaria muito de ler o que escrevesses...:)

Apache disse...

Hummm...

redonda disse...

:) Espero que o "Hummm..." signifique que estás a considerar a possibilidade de escreveres e depois me enviares para que eu possa ler :)

Apache disse...

Não me parece, este exercício só é possível numa aula, em casa, quem controla os 15 minutos?

redonda disse...

Bem há um mecanismo qualquer nos relógios designado por despertador (penso que os telemóveis também o têm) e é só marcares para tocar dali a 15 minutos... :)